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Você, empreendedor, conhece ou acredita no mito da boa ideia?

O mito da boa ideia

A capacidade criativa de uma ideia é infinita, visto que esta é resultado de insights, identificação de oportunidade de mercado, habilidade pessoais e etc. Logo, a cada combinação desses fatores resulta em um ideia. Mas no empreendedorismo, permeia uma ideia de que para um projeto dar certo, só funciona se tiver uma boa ideia.

O mito da grande ideia é arriscado e perigoso. E isso que eu quero mostrar para você, que empreender é mais transpiração do que inspiração. Mas, o senso comum dos empreendedores faz com que estes fiquem constantemente procurando, procurando e procurando, algo que provavelmente nunca vai encontrar.

  • Quantos de vocês não conhecem uma outra pessoa, que sempre está mexendo e murmurando sobre a ótima ideia que quer encontrar?

Sucesso no empreendedorismo ou em qualquer iniciativa de nossa vida, nunca vem de uma ideia mental, então ficar tentando encontrar “a ideia” é uma perda de tempo. O sucesso vem de uma ideia básica executada incrivelmente bem. Está tudo na execução, no fazer. As ideias raramente são encontradas pelo pensamento, elas são encontradas fazendo.

O papel aceita tudo

Como diz no jargão do empreendedorismo : uma planilha de excel ou uma folha de papel aceita tudo. Assim, de nada adianta, ficar meses no mundo das ideias, sem implementá-la nem validá-la no mundo real. Muitas das vezes, planejamos muito, fazemos o famoso plano de negócio (ou business plan) com mais de 100 páginas e quando vai lançar o negócio no mercado perdeu-se  o tempo, ou planejamento já está desatualizado quanto a realidade do momento ou o mercado não confirma o planejamento de horas e horas dedicadas.

Em nossa metodologia, somos orientados ao que chamamos de Plano de Ação e Metas (P.A.M), onde cada etapa do planejamento é necessariamente concluída quando é feita a validação da ideia e uma meta ou resultado foi atingido. E é nesse momento que conseguimos agregar mais resultados porque é onde você vai parar de apenas procurar e pesquisar, ,as começa a efetivamente a fazer. Costumamos dizer que a uma ideia, sem execução vale tanto quanto um baú cheio de diamante no fundo do mar. Absolutamente nada!!!

Costumamos fazer a analogia da escalada da montanha. Se você se planejou, olhou o mapa da trilha e quando você chega na montanha e identifica uma realidade totalmente diferente, não se guie pelo mapa e sim pela realidade. Mas lógico, certifique-se e revise se você não está olhando o mapa da maneira errada.

Mas reitero, é fundamento o planejamento e do ato de se preparar para qualquer atividade, mas o que não deve ocorrer é o fato do planejamento servir de desculpas para se deixar algum projeto para depois. E você sabe, o depois quase nunca chega.

Então, a “boa ideia” é um mito. E agora?

E agora que tudo está na execução, na prática.

Ok, você se identificou que quer fazer algo empreendedor, identificou que quer atuar no mercado de  moda ou vestuário, por exemplo. Ou talvez queira escrever um livro, ou até mesmo ajudar pessoas com medo de dirigir a perderem a insegurança atrás do volante. Parece bom, mas você ainda não tem a grande ideia. Mas isso não tem nada de errado ou ruim, até porque a maioria das pessoas também não tem. Agora é testar a sua ideia, fazer um protótipo para o mercado e testar com potenciais clientes, parceiros e etc.

Em seguida, comece a ser mais preciso no processo de ideação, identificando oportunidades que irão abrir mais portas. Por exemplo, se você gosta de escrever e quer ganhar dinheiro com um blog, identifique o segmento e procure adquirir quem sabe uma experiência gratuita nessa área em outro blog. Procure trabalhar escrevendo para um site, faça networking com pessoas do segmento. Qualquer experiência é válida desde que essa oportunidade te coloque mais perto de seu objetivo mais amplo. Mas, evite empregos / oportunidades que te levem a becos sem saídas, isto é, que não te levem em lugar nenhum, ou para a direção contrária que você almeja. Em vez disso, busque oportunidades que abrem mais portas na direção certa.

Dê um passo após o outro para concretização do seu projeto. Não se sinta paralisado por achar que está muito distante, até porque se você não começar, nunca vai alcançar. Como disse, Lao tsé, “Uma jornada de mil milhas começa com um simples.”

E você, qual o primeiro passo que você vai dar hoje em direção ao seu projeto? Mas inteligente do que alcançar seu objetivo rapidamente é ir devagar na direção correta. Lembre disso!

 

Preparar, apontar e fogo

E agora é hora de começar a fazer, mas ao contrário do senso comum, a ordem correta é : Preparar ➡ Fogo ➡ Apontar. Dessa forma você otimiza tempo e gasta também menos dinheiro, pois seu negócio vai estar validado por experiências práticas. Ao longo do tempo você vai melhorando, mas é importante que comece e vá ajustando sempre procurando a melhoria contínua.

Mas mesmo que você ainda não tenha a sensação exata do que você quer fazer, você encontrou algumas pessoas que pode compartilhar ideias e insights, assim, se você quer começar uma consultoria de marketing digital (ou seja o que for), não precisa sair comprando um software de imediato. Pense por etapas :

– Conheça alguém que contratou esse serviço, identifique seus problemas, dores e conheça o que eles querem ou almejam de um novo produto ou serviço. Convide essa pessoa para um simples almoço e você já consegue identificar, e você ficará surpreso que depois de conversar com 10 pessoas o conhecimento que você terá sobre a sua ideia. Te garanto isso! Além disso, nós brasileiros amamos outras pessoas que estão ansiosos para aprender e cheios de energia. Se tiver um almoço ou café então … isso será mais um ponto positivo.

– Compartilhe com um mentor suas ideias, peça feedback sinceros! Muitos empreendedores tem medo de compartilharem suas ideias por medo de roubarem a sua grande ideia. Mas, espero que até o momento dessa leitura você já tenha se convencido de que ideia não vale absolutamente nada. E lógico, procure pessoas que você respeita, que tenham conhecimento prático e resultado daquilo que você procurar conselho.

É questão de tempo e a ideia aparecerá. Trata-se de um processo e como em um passe de mágica você chega no final do jogo e sua ideia aparece e já validada por potenciais clientes e o público em geral.

 

Sua ideia não vale nada

Apesar dessa forte afirmação, espero que você tenha entendido o principal discurso desse texto:

Não devemos nos sentir paralisados pelo fato de não ter uma ideia brilhante

O valor da ideia não está no mundo das ideias e sim no mundo da prática. Além disso, quero te passar mais duas orientações importantíssimas:

– Perfeccionismo e empreender não combinam.
Seja um aprendiz dos seus erros, de testes e experimentos. E se possível aprenda com erros de outras pessoas, com toda certeza é mais barato e gasta-se menos tempo.

Tenha clareza de que as grandes coisas começaram pequena e, como diz o Flávio Augusto, do Geração de Valor : “Devemos ter coragem para começar pequeno, mas sonhando grande. Até porque sonhar pequeno ou grande dá exatamente o mesmo trabalho.”

 – Não se apaixone pela sua ideia
Praticamente todo empreendedor é apaixonado pela sua ideia e isso deve ser assim mesmo. O que não pode ocorrer em nenhuma hipótese é que o positivismo não vire fanatismo, a ponto de cegar o empreendedor a qualquer sinal que o mercado dá. Se você não está aceitando feedbacks negativos de sua ideia , isso é um comportamento que deve ser avaliado e pode ser um sintoma do fanatismo pela ideia.

 

Conclusão

Esperamos que esse conteúdo tenha agregado positivamente para você. E deixe-me dizer algo novamente: não se sinta culpado de não saber exatamente o que fazer, isso é completamente normal! Errado é não tentar ativamente descobrir o que queremos e se sentir paralisado para testar, compartilhar.

Tente, não fique só esperando. Experimente, não fique “apenas pensando”.

Dê uma chance para seu projeto e lembre que :

Feito é melhor do que perfeito

Se precisar de alguma ajuda para implementar o seu projeto ou ideia, conte com a gente nesse processo. Mal posso esperar para saber como você está avançando. Estamos a um clique de te ajudar!

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Boa ideação e sucesso no seu projeto empreendedor!



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